
Claudio Renato Guimarães da Silva,mais conhecido como Claudio Janta, nasceu no Morro da Cruz, em Porto Alegre, no dia 31 de março de 1966. Começou a trabalhar aos 10 anos de idade, como ajudante no armazém do bairro e, ainda jovem, ingressou na indústria madeireira, metalúrgica e no comércio, onde consolidou sua trajetória sindical.
O interesse pela política veio cedo, aos 13 anos, ao acompanhar a grande greve da construção civil, em 1
979. Movido pela vontade de reivindicação, tornou-se dirigente de grêmio estudantil, compondo mais tarde a diretoria da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (UMESPA) e da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES).
Neste período, participou de momentos históricos, como as manifestações pelas Diretas Já em Porto Alegre, São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1981, Claudio Janta esteve no primeiro Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) — um evento histórico para a organização sindical brasileira, considerado um marco na luta pela liberdade e autonomia sindicais e liberdades democráticas. Participou ainda dos Encontros da Classe Trabalhadora (Enclat) e do congresso de reestruturação da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT).
Em 1985, quando ainda era metalúrgico, Janta participou ativamente das eleições do sindicato em Porto Alegre, consolidando-se ativista sindical. Anos mais tarde, passou a trabalhar no comércio, sendo convidado a atuar na base sindical da categoria.
Em 2006, assumiu a secretaria-geral do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec/POA) e a presidência da Força Sindical no Rio Grande do Sul.
Em 2008, Claudio Janta foi eleito presidente da recém-criada Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços da Força Sindical no Estado do Rio Grande do Sul (Fetracos-RS). No mesmo ano, por aprovação unânime da diretoria executiva nacional da Força Sindical, o sindicalista passou a integrar o Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em 2010, Janta também ingressou no Conselho Nacional do Senac, como representante dos trabalhadores e das Centrais Sindicais.
Política
Claudio Janta iniciou sua investidura na carreira política em 2010. Lançando sua candidatura pela sigla do PDT, o sindicalista concorreu a Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, não sendo eleito.
Em 2012, voltou ao pleito e foi eleito vereador de Porto Alegre. Claudio Janta foi o 2º vereador mais votado dentre os novos nomes do legislativo municipal. Abraçando reivindicações populares como os Postos de Saúde 24h e as Escolas de Tempo Integral, mobilizou o parlamento e consolidou duas modificações, que deram início a novas políticas de atendimento à população.
Em 2016, já candidato pelo Solidariedade, foi reeleito para o exercício do seu segundo mandato.
Solidariedade
Conclamando atores de diversos segmentos sociais, em especial, ativistas pela defesa dos direitos dos trabalhadores, o Solidariedade foi fundado oficialmente em setembro de 2013, dando guarida à luta por melhores condições de vida. A legenda, que nasceu sob liderança nacional do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, teve Claudio Janta como líder do seu processo de construção, crescimento e afirmação no Rio Grande do Sul. Presidente estadual do partido, concorreu a deputado federal nas duas eleições gerais disputadas pelo Solidariedade desde sua criação (2014 e 2018).