Claudio Janta

Categoria: líderes partidários, presidente estadual, vereadores
Cidade: Porto Alegre
Informações para contato:

claudiojanta@camarapoa.rs.gov.br


Claudio Janta, presidente estadual do Solidariedade
Claudio Janta, presidente estadual do Solidariedade

Claudio Renato Guimarães da Silva,mais conhecido como Claudio Janta, nasceu no Morro da Cruz, em Porto Alegre, no dia 31 de março de 1966. Começou a trabalhar aos 10 anos de idade, como ajudante no armazém do bairro e, ainda jovem, ingressou na indústria madeireira, metalúrgica e no comércio, onde consolidou sua trajetória sindical.

O interesse pela política veio cedo, aos 13 anos, ao acompanhar a grande greve da construção civil, em 1

979. Movido pela vontade de reivindicação, tornou-se dirigente de grêmio estudantil, compondo mais tarde a diretoria da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (UMESPA) e da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES).

Neste período, participou de momentos históricos, como as manifestações pelas Diretas Já em Porto Alegre, São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1981, Claudio Janta esteve no primeiro Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) — um evento histórico para a organização sindical brasileira, considerado um marco na luta pela liberdade e autonomia sindicais e liberdades democráticas. Participou ainda dos Encontros da Classe Trabalhadora (Enclat) e do congresso de reestruturação da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT).

Em 1985, quando ainda era metalúrgico, Janta participou ativamente das eleições do sindicato em Porto Alegre, consolidando-se ativista sindical. Anos mais tarde, passou a trabalhar no comércio, sendo convidado a atuar na base sindical da categoria.

Em 2006, assumiu a secretaria-geral do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec/POA) e a presidência da Força Sindical no Rio Grande do Sul.

Em 2008, Claudio Janta foi eleito presidente da recém-criada Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços da Força Sindical no Estado do Rio Grande do Sul (Fetracos-RS). No mesmo ano, por aprovação unânime da diretoria executiva nacional da Força Sindical, o sindicalista passou a integrar o Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em 2010, Janta também ingressou no Conselho Nacional do Senac, como representante dos trabalhadores e das Centrais Sindicais.

Política

Claudio Janta iniciou sua investidura na carreira política em 2010. Lançando sua candidatura pela sigla do PDT, o sindicalista concorreu a Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, não sendo eleito.

Em 2012, voltou ao pleito e foi eleito vereador de Porto Alegre. Claudio Janta foi o 2º vereador mais votado dentre os novos nomes do legislativo municipal. Abraçando reivindicações populares como os Postos de Saúde 24h e as Escolas de Tempo Integral, mobilizou o parlamento e consolidou duas modificações, que deram início a novas políticas de atendimento à população.

Em 2016, já candidato pelo Solidariedade, foi reeleito para o exercício do seu segundo mandato.

Solidariedade

Conclamando atores de diversos segmentos sociais, em especial, ativistas pela defesa dos direitos dos trabalhadores, o Solidariedade foi fundado oficialmente em setembro de 2013, dando guarida à luta por melhores condições de vida. A legenda, que nasceu sob liderança nacional do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, teve Claudio Janta como líder do seu processo de construção, crescimento e afirmação no Rio Grande do Sul. Presidente estadual do partido, concorreu a deputado federal nas duas eleições gerais disputadas pelo Solidariedade desde sua criação (2014 e 2018).