Clàudio Janta

Categoria: presidente estadual, vereadores
Cidade: Porto Alegre
Informações para contato:

claudiojanta@camarapoa.rs.gov.br

(51) 9951-1980


acordo

Claudio Renato Guimarães da Silva,mais conhecido como Clàudio Janta, nasceu no Morro da Cruz, em Porto Alegre, no dia 31 de março de 1966. Começou a trabalhar aos 10 anos de idade, como ajudante no armazém do bairro e, ainda jovem, ingressou na indústria madeireira, metalúrgica e no comércio, onde consolidou sua trajetória sindical.

O interesse pela política veio cedo, aos 13 anos, ao acompanhar a grande greve da construção civil, em 1979. Movido pela vontade de reivindicação, tornou-se dirigente de grêmio estudantil, compondo mais tarde a diretoria da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (UMESPA) e da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES).

Neste período, participou de momentos históricos, como as manifestações pelas Diretas Já em Porto Alegre, São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1981, Clàudio Janta esteve no primeiro Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) — um evento histórico para a organização sindical brasileira, considerado um marco na luta pela liberdade e autonomia sindicais e liberdades democráticas. Participou ainda dos Encontros da Classe Trabalhadora (Enclat) e do congresso de reestruturação da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT).

Em 1985, quando ainda era metalúrgico, Janta participou ativamente das eleições do sindicato em Porto Alegre, consolidando-se ativista sindical. Anos mais tarde, passou a trabalhar no comércio, sendo convidado a atuar na base sindical da categoria.
Em 2006, assumiu a secretaria-geral do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec/POA) e a presidência da Força Sindical no Rio Grande do Sul.

Em 2008, Clàudio Janta foi eleito presidente da recém-criada Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços da Força Sindical no Estado do Rio Grande do Sul (Fetracos-RS). No mesmo ano, por aprovação unânime da diretoria executiva nacional da Força Sindical, o sindicalista passou a integrar o Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em 2010, Janta também ingressou no Conselho Nacional do Senac, como representante dos trabalhadores e das Centrais Sindicais.
Clàudio Janta iniciou sua investidura na carreira política em 2010. Lançando sua candidatura pela sigla do PDT, o sindicalista concorreu a Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, não sendo eleito.

Em 2012, voltou ao pleito e foi eleito vereador de Porto Alegre. Clàudio Janta foi o 2º vereador mais votado dentre os novos nomes do legislativo municipal e, no geral, sagrando-se o 8º vereador mais votado nas eleições de 2012 em Porto Alegre, com 10.675 votos.

Site:  http://claudiojanta.com.br/