“Agosto Lilás” tem aprovação dos vereadores caxienses

O projeto busca ampliar o debate sobre a violência contra as mulheres | Foto: Gabriela Bento Alves

A criação do “Agosto Lilás”, projeto de autoria da vereadora Tatiane Frizzo (Solidariedade), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, na sessão do último dia 27 de fevereiro. O PL 100/2019 busca promover o debate e a conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Flavio Cassina.

Segundo a Delegacia da Mulher, nos seis primeiros meses de 2019, Caxias do Sul registrou mais de 1,6 mil casos de violência. Apesar do grande número de casos, Caxias é uma das cidades pioneiras na formação de uma rede de proteção às mulheres, como a criação da Coordenadoria da Mulher e a Casa de Apoio Viva Rachel.

Ao declarar seu voto a favor do projeto, Tatiane destacou a importância do combate não ter prazo de validade e a necessidade da participação de todos.

“Nós não podemos deixar este assunto em casa. Infelizmente, por muito tempo se dizia ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’, mas, hoje, todos têm o dever de meter a colher”, afirmou.