Claudio Janta inclui Dia do Teatro Acessível no calendário da Capital

Data reforça iniciativas voltadas à inclusão | Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Data reforça iniciativas voltadas à inclusão | Foto: Leonardo Contursi/CMPA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta terça-feira (26) a redação final da proposta de autoria do vereador Claudio Janta (Solidariedade) que inclui a efeméride Dia do Teatro Acessível no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre. A data deve ser celebrada todos os anos no dia 19 de setembro, com o objetivo de divulgar as ações culturais relacionadas às artes cênicas que empreguem práticas de acessibilidade física e de comunicação, promovendo mais acesso das pessoas com deficiência (PCD) à cultura.

A proposta foi apresentada com base na Lei Federal que prevê o Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos, buscando reforçar as ações em âmbito local. “O objetivo não é o de criar uma nova data, mas somar a perspectiva da acessibilidade, uma vez que o teatro ainda carece de medidas inclusivas às pessoas com alguma deficiência”, reforça o vereador.

No âmbito municipal, Janta acrescenta que existem diversas instituições que acolhem e desenvolvem múltiplos projetos inclusivos. “Com a inclusão afixada no calendário da cidade, essas iniciativas poderão ter maior visibilidade, tanto para acolher mais pessoas beneficiadas por esses projetos quanto para expandir a cultura acessível em Porto Alegre”, destaca ele.