Claudio Janta visita Centro de Atendimento ao Autista, em Pelotas

Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura conta com 32 salas e atende 430 alunos
Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura conta com 32 salas e atende 430 alunos

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Autista, em andamento no Legislativo da Capital, o presidente estadual do Solidariedade Claudio Janta deslocou-se até a cidade de Pelotas, no sul do Estado, para conhecer um serviço considerado de referência para a população com transtorno do espectro autista (TEA). Acompanhado pela presidente municipal do partido em Pelotas, Daniela Duarte, ele visitou, na quinta-feira (27), o Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, em funcionamento desde 2014.

Amor, dedicação, conhecimento, força de vontade e um grupo de profissionais capacitados trabalhando pela inclusão e desenvolvimento de autistas de todas as idades e níveis de intensidade do TEA são o segredo do Centro de Atendimento, de acordo com a professora e diretora da instituição, Débora Jacks. Os atendimentos, inicialmente dedicados a 58 autistas, hoje auxiliam a 430 alunos e, toda a semana, novos ingressantes passam por entrevistas para participar do projeto. “O grande diferencial é que cada um recebe atendimento de acordo com sua especificidade, mas todo o acolhimento é baseado em estudos e técnicas focadas no autismo”, explica.

Além do carinho, atenção e cuidado, os alunos participam de diversas atividades como arteterapia, pet terapia, ludoterapia, tecnologia assistiva, oficinas de xadrez e atividades físicas variadas. O modelo de atendimento segue diretrizes da Universidade do Minho, em Portugal, que, junto à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é uma das parceiras da iniciativa juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

Conhecendo de perto todas as 32 salas e os serviços oferecidos pela instituição, Claudio Janta enfatizou que a Frente do Autismo em Porto Alegre, diante do exemplo, lutará ainda mais para estabelecer um centro de referência na Capital. “Vemos, nesta iniciativa, o papel fundamental desempenhado pela Secretaria de Educação na construção deste projeto, que faz a diferença na vida das pessoas e que queremos que esteja ao alcance das famílias em Porto Alegre, que precisam muito desta assistência”, afirmou.

Frentes unidas em defesa do autista

Pela manhã, Claudio Janta esteve na Câmara Municipal de Pelotas, onde foi recebido pelo presidente, vereador Fabrício Tavares. Acompanhando a sessão plenária que consolidou a aprovação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Autista de Pelotas, foi convidado a usar a tribuna, onde explanou sobre os temas debatidos na Frente de Porto Alegre e as grandes demandas levantadas junto aos participantes, como a instalação do Centro de Atendimento, diagnóstico precoce e atenção ao autista adulto, além da implementação do Censo de Inclusão do Autismo, já aprovado na Capital e em Pelotas.