Deputado Neri, o Carteiro celebra 45 anos do 12º BPM na tribuna da Assembleia Legislativa

No seu segundo Grande Expediente, parlamentar relembrou momentos importantes da atuação do batalhão em Caxias do Sul | Foto: Jackson Cardoso
No seu segundo Grande Expediente, parlamentar relembrou momentos importantes da atuação do batalhão em Caxias do Sul | Foto: Jackson Cardoso

O deputado estadual Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE) subiu à tribuna do parlamento gaúcho nesta terça-feira (03) para homenagear os 45 anos de atuação do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul, durante seu segundo Grande Expediente na Assembleia Legislativa.

Em seu discurso, o Neri destacou a atuação do 12º BPM na sociedade caxiense: “Ao falarmos dos 45 anos do batalhão, devemos ressaltar o efetivo combate ao crime, sendo a unidade com maior índice geral de redução nos indicadores de criminalidade do Estado, mas também não podemos esquecer da presença efetiva nos bairros, em eventos, ações sociais e projetos em prol das pessoas da nossa cidade”, disse o parlamentar.

Na oportunidade, além de uma placa em homenagem ao aniversário do batalhão, Neri realizou a entrega da Medalha da 55ª Legislatura ao Tenente-Coronel Jorge Emerson Ribas, comandante do 12°BPM. A honraria reconhece o trabalho realizado pelo Ten. Cel Ribas a frente do 12° Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul: “Comandar o batalhão da segunda maior cidade do estado não é uma tarefa simples, mas vem sendo realizada com pulso firme e, ao mesmo tempo, com muito diálogo e respeito com a comunidade”, disse Neri.

Para o comandante do 12°BPM, Tenente-Coronel Jorge Emerson Ribas, a homenagem prestada pelo deputado Neri, o Carteiro é muito significativa: “O dia 3 de setembro ficará guardado de forma especial na memória de todos os policiais militares que integram a nossa unidade, bem como os ex-comandantes, oficiais, praças e funcionários civis que passaram pelo 12º BPM”. O comandante também agradeceu, de forma emocionada, a Medalha da 55ª Legislatura, recebida das mãos do deputado Neri, o Carteiro, em reconhecimento ao trabalho desempenhado no comando do 12º BPM entre 2011 e 2013 e de 2016 até hoje.

Entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Carlos Alberto Prado de Andrade; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, Juiz Paulo Roberto Mendes Rodrigues; o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva; o Comandante Regional de Polícia Ostensiva da Serra, Coronel Glauco Alexandre Braga e o Secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, Tenente Coronel Ederson de Albuquerque Cunha. Os vereadores caxienses Paula Ioris (PSDB), Kiko Girardi (PSD) e Tatiane Frizzo (SOLIDARIEDADE) também estiveram no Grande Expediente.

SOBRE O 12º BPM:

O 12º BPM foi criado em 9 de setembro de 1974 e inicialmente funcionava na rua Visconde de Pelotas, no bairro Pio X. Até 1998, o batalhão era responsável pelo atendimento de vários municípios. A partir do crescimento de Caxias do Sul, o trabalho do 12º foi direcionado especificamente para a cidade, a segunda maior do estado.

Ao longo dos últimos 45 anos, o Batalhão teve importante atuação na segurança pública da cidade e sempre foi considerado uma referência para outras unidades, sediando “projetos-piloto” como a lavratura do Termo Circunstanciado e da Comunicação de Ocorrência Policial, no ano 2000 e o programa de Policiamento Comunitário, em 2012.