Deputado Neri, o Carteiro quer declarar Caxias do Sul como a Capital Estadual dos Hortigranjeiros

Projeto de Lei visa reconhecer a força agrícola do município | Foto: Marcelo de Gregori
Projeto de Lei visa reconhecer a força agrícola do município | Foto: Marcelo de Gregori

O deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 448/2019 que declara Caxias do Sul como a Capital Estadual dos Hortigranjeiros. Segundo dados da Emater, o município é o maior produtor gaúcho, com mais de 310 mil toneladas produzidas no último ano. O projeto atende a sugestão e encaminhamento de uma proposta do vereador caxiense Ricardo Daneluz (PDT) e busca reconhecer o trabalho das famílias de agricultores do município.

Na fruticultura, os destaque de Caxias do Sul são a uva, a maçã e o caqui; já na olericultura, a produção do tomate e da cenoura. Só de maçã, foram colhidas 113 mil toneladas na última safra e a uva, que é símbolo da cidade, resultou aos produtores 80 mil toneladas.

Para o deputado Neri, o Carteiro, a declaração é uma forma simples de valorizar a dedicação das famílias que vivem no nosso interior: “Além de movimentar a economia, os agricultores são os grandes responsáveis pela alimentação e saúde, pois colocam o alimento na nossa mesa. E quando falo em ‘nossa’, quero me referir a de todos os gaúchos, uma vez que a produção caxiense é referência no Estado pela quantidade e também pela qualidade das frutas e hortaliças”, ressaltou.

Outro dado que comprova a relevância da produção caxiense vem da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul, a Ceasa/RS. Conforme dados da instituição e do Relatório do Retorno do ICMS em Volumes, o município participou com 36.616.277 kg em 2018. O volume de mais de 36 mil toneladas é relativo a todas as cargas acompanhadas de notas fiscais que foram enviadas por produtores para eles próprios comercializarem internamente à Ceasa/RS. O volume foi equivalente a 16,27% de todos os produtos comercializados na Central com origem no RS. Para termos uma ideia do que significa a produção caxiense, o segundo município neste ranking totalizou apenas 5,01%.

O projeto de lei segue agora para análise de comissões na Assembleia Legislativa e depois será encaminhado para apreciação no plenário.

Para entender:

A expressão hortigranjeiro é a junção do termo HORTI, que vem da horticultura, ou seja a produção e comercialização de hortaliças, frutas, flores/plantas ornamentais, condimentares e medicinais; com o termo GRANJEIRO, que são os produtos oriundos da granja, como ovos e derivados de origem animal.