Erechim: Solidariedade divulga Maio Vermelho pelo combate ao câncer bucal

WhatsApp Image 2018-05-29 at 05.09.55

O Maio Vermelho, que aborda a conscientização e difusão de informações sobre o câncer bucal, foi colocado em pauta na Câmara Municipal de Erechim. Atendendo a convite do vereador Márcio Pavoni, dentista e líder do Solidariedade no município, os cirurgiões dentistas Claiton Tirello e Tania Zunkowski de Carvalho, ambos associados à Associação Brasileira de Odontologia – Regional Alto Uruguai (ABO/AU), manifestaram-se no espaço da Tribuna Livre, na noite da última segunda-feira (28).

Além da divulgação da programação do Maio Vermelho, os especialistas abordaram a prevenção e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença, considerada silenciosa em função dos sintomas serem sutis. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 15.490 novos casos de câncer de boca são diagnosticados por ano no Brasil.

A ação, de iniciativa da coordenadoria estadual, conta com a parceria da Associação Brasileira de Odontologia, da Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Regional de Odontologia e Curso de Odontologia da URI.

Atenção aos sintomas!

Ferida que não cicatriza em duas semanas: É comum não dar atenção, achando que é apenas uma afta insistente, mas qualquer lesão desse tipo que não se cure em 14 dias é um sintoma de câncer de boca.

Aumento do volume da gengiva ou da língua: Não é da natureza da gengiva ou da língua ter o volume aumentado sem motivo. Se isso ocorrer, um especialista deve ser procurado.

Sangramento repentino em qualquer lugar dos lábios ou da boca: A não ser que tenha acabado de haver um acidente na região (uma batida em alguma superfície, por exemplo), não é normal a boca sangrar, mesmo durante uma escovação mais forte. Todo sangramento deve ser investigado.

 

Mancha branca e/ou úlcera no lábio: São sintomas de câncer específico nos lábios manchas brancas e úlceras. É importante verificar rapidamente se é uma lesão cancerígena, para iniciar o tratamento e evitar a metástase (a migração) para outras partes da boca.

Nódulos na boca e/ou no pescoço: Caroços são sintomáticos para o câncer como um todo. Quando localizados em algum lugar da boca ou do pescoço, como apontado por Carina, são sintomáticos para o câncer de boca.

Desconforto no uso de próteses que já eram usadas: A prótese dentária ? uma jaqueta, ponte ou dentadura ? é feita sob medida, para ser confortável. O normal é que ela seja usada sem dores por muito tempo e só seja trocada caso quebre ou sofra um desgaste grande com o passar dos anos. Se algo começar a incomodar, é preciso checar o que está acontecendo.

Fatores de risco e como preveni-los

Os fatores de risco clássicos do câncer de boca são o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. Além deles, nos últimos anos tem havido um aumento na incidência da doença associado ao vírus sexualmente transmissível HPV. Nos lábios, a exposição aos raios UVA e UVB sem o uso de um protetor solar adequado é um fator de risco extra.

Informações: OncoGuia