Juventude Solidária integra encontros de skate em Porto Alegre

Evento contou com participação da Juventude Solidária
Evento contou com participação da Juventude Solidária

Engajada na promoção do esporte como ferramenta e política para a inclusão social de jovens da periferia, a Juventude Solidária integra, neste mês, dois grandes eventos relacionados ao skate na Capital. O grupo integrou a organização do 4° Encontro de Skate no Mário Quintana, no último domingo (19) e, nesta semana, participa do Matriz Skate Pro, que dá início à programação nesta quinta-feira (23).

Realizada no Parque Chico Mendes, a competição no bairro Mário Quintana contou com a presença do skatista profissional Rodrigo Leal (Maizena), de São Paulo.  Totalizando 40 competidores, o torneio envolveu as categorias Mirim, Iniciante e Amador. Além do campeonato, aconteceram apresentações de rap, bandas e roda de B. Boys.

A participação de um grande público foi celebrada pelo presidente da Juventude Solidária, Giovane Byl, que além de líder comunitário da região, encampa projetos sociais relacionados ao skate. Reforçando que o esporte é o segundo mais praticado no país, incluído entre os esportes olímpicos, ele considera que existam grandes chances de formar novos atletas gaúchos, inclusive entre os jovens da periferia.

Usamos o skate para mostrar que existe uma maneira de ser jovem, de se divertir e sentir adrenalina longe das drogas, através do esporte. A Juventude Solidária participou ativamente da organização e realização do evento, que teve apoio de diversas marcas de skate nacionais e cobertura da revista CemporcentoSkate, ressaltou ele.

Nesta semana a Juventude Solidária também participa do Matriz Skate Pro – evento anual, realizado no fim do ano -, que reúne atletas de todo o Brasil e do exterior em Porto Alegre. A competição será realizada no sábado (25), na pista de skate do IAPI. A apresentação do regulamento e dos competidores acontece na noite desta quinta-feira, na Câmara Municipal, com uma demonstração feita pelos atletas na rampa de acesso do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo Municipal.