Juventude Solidária-RS participa de Encontro do Solidariedade Jovem, no Espírito Santo

barbarA

A presidente estadual da Juventude Solidária-RS, Bárbara Susan, participou do 1º Encontro do Solidariedade Jovem, do estado do Espírito Santo, nos dias 4 e 5 de dezembro. Ela integrou a abertura do evento, a convite do deputado Carlos Manato (Solidariedade-ES) e do presidente estadual da Juventude, Douglas Pinheiro.

Com o tema de abertura “Inovando a diferença: a jovem Mulher na Política”, a presidente da Juventude do Solidariedade gaúcho manifestou a necessidade das candidaturas de mulheres para ser “cabeça pensante dos legislativos e não apenas para preencher cotas para eleger homens”.

“Nós mulheres temos que ser ativistas, militantes, queremos poder e voz, vamos quebrar tabus e mostrar para que viemos, chega de laranjas na Política” –  defendeu Bárbara Susan.

A representante ressaltou também a defesa da bandeira da inclusão social em relação a jovens negros e de baixa renda, à margem das discussões e da vivência dos processos de participação cidadã. Ela destacou que muitos acabam “excluídos da sociedade” e que, sem base familiar, acabam ficando à mercê das drogas e colocando em risco a própria vida.

Bárbara reforçou ainda o papel da Juventude em relação ao cenário político atual. Ela destacou que os jovens têm manifestado o desejo de mudança e de renovação, “acordando e indo para as ruas”.

“Não queremos saber de lulopetismo, queremos governantes que governam para o povo, não para si mesmos. Nossa presidenta Dilma envergonha a nós, mulheres, ao mostrar que não passa de uma boneca governada por Lula. Queremos um país justo e igualitário e, se não lutarmos pelo o futuro que queremos, teremos que aceitar o futuro que vier” – manifestou.

Encerrando a participação, Bárbara Susan agradeceu, em nome do Solidariedade-RS, o convite para a participação no debate promovido pelo Solidariedade-ES e salientou que evento semelhante deve ser organizado pela Juventude Solidária gaúcha. Ela deve participar ainda dos eventos da Juventude do Rio de Janeiro e do Ceará, previsto para 23 de dezembro.

Também participaram do Encontro no Espírito Santo a deputada Raquel Lessa (Solidariedade-ES), o coordenador de Política Nacional do Solidariedade, Luiz Adriano, o Luizão; os representantes das Juventudes do Mato Grosso, Matheus Araújo; e do Rio de Janeiro, Vinicius Veiga; e o representante da Fundação Primeiro de Maio, Diogo Telles.