Márcio Pavoni aprova Dia Municipal da Doação de Sangue em Erechim

Iniciativa do vereador Márcio Pavoni deve auxiliar reposição do banco de sangue do Alto Uruguai
Iniciativa do vereador Márcio Pavoni deve auxiliar reposição do banco de sangue do Alto Uruguai

Foi aprovado por votação unânime da Câmara Municipal de Erechim o projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Pavoni, do Solidariedade, que institui o Dia Municipal de Doação de Sangue. A data será comemorada anualmente no dia 26 de setembro.

O autor ressalta que a proposição tem a finalidade de estabelecer no município de Erechim a conscientização sobre o tema e incentivar a doação para suprir a demanda de sangue e derivados nos hospitais locais. A data já é comemorada a nível mundial, no dia 14 de junho, e nacional, em 25 de novembro.

“O  processo de doação é fundamental e a instituição desta data que a incentiva também, pois depende da generosidade e da solidariedade das pessoas com o seu semelhante. A doação é feita de forma gratuita e voluntária, gesto simples que salva vidas”, justifica o vereador.

A data escolhida para celebrar a doação de sangue no município faz referência à reabertura do banco de sangue do Alto Uruguai Gaúcho, instituído através da Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim, no ano de 1988.

“Esse fato, por si só, dá grande relevância ao trabalho desta entidade que nada seria sem aquelas pessoas que, de forma anônima e abnegada, doam o fluído vital para aqueles que das mais diversas situações o necessitam em extrema necessidade, seja em caráter eletivo, urgência ou emergência”, reforça Pavoni.

Na proposição aprovada, o vereador também reforçou o lembrete de que, em determinados períodos, ocorre a redução no estoque de alguns tipos de sangue. Isto reafirma a necessidade do investimento em campanhas de conscientização para que a população se torne engajada em relação à demanda, contribuindo para a reposição necessária ao banco de sangue.

Texto e imagem: Assessoria
Edição: Andréia Sarmanho (reg. prof. 15.592)