Neri, o Carteiro propõe denominar trevo de Fazenda Souza de Beato João Schiavo

Projeto de Lei visa dar reconhecimento ao legado do padre, beatificado em 2017 | Foto: Marcelo de Gregori
Projeto de Lei visa dar reconhecimento ao legado do padre, beatificado em 2017 | Foto: Marcelo de Gregori

O deputado estadual Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE) protocolou na tarde desta quinta-feira (8) um projeto de lei que denomina o trevo de acesso ao distrito caxiense de Fazenda Souza como “Trevo Beato João Schiavo”. O trevo, concluído este ano, está localizado no Km 155 da RSC-453, a Rota do Sol. O projeto partiu de um encaminhamento do vereador caxiense Gustavo Toigo (PDT). O vereador recebeu o pedido da Associação Amigos do Padre João Schiavo, tendo em vista o legado deixado pelo hoje beato e nos encaminhou a sugestão.

Atualmente, o ponto faz parte do percurso de peregrinação do Caminho Padre João Schiavo, roteiro turístico religioso instituído pela Lei Municipal 8.127/2016 de Caxias do Sul. Schiavo, que viveu na Serra Gaúcha de 1931 a 1967, realizou grandes feitos nas áreas social, educacional e religiosa, tendo sido beatificado em 28 de outubro de 2017. Teve passagens pela comunidade de Ana Rech e de Galópolis, onde foi diretor do Noviciado na localidade de Conceição. Em 1941, o padre fundou o Seminário Josefino de Fazenda Souza, sendo o primeiro diretor da casa que marcou gerações de vocacionados.

Para Neri, que foi seminarista na instituição fundada por Schiavo, a homenagem é uma forma de valorizar o legado deixado pelo Beato João Schiavo não só em Fazenda Souza, mas em toda a Serra Gaúcha: “Conheço a história de João Schiavo e o carinho que a comunidade de Fazenda Souza tem por ele. A denominação do trevo de acesso ao distrito é um gesto simples, uma forma de não permitir que esse legado seja esquecido”, pontua o deputado.

A conclusão do trevo de acesso a Fazenda Souza foi uma das principais reivindicações do deputado Neri, o Carteiro desde o início do mandato. A obra havia sido iniciada em 2017 e estava parada. Neste ano, ela foi retomada e concluída no mês de junho.