Neri, o Carteiro protocola projeto que inclui o autismo nas placas de atendimento prioritário

Iniciativa atende pedido de familiares de autistas que reclamam dos transtornos
 causados pela espera | Foto: Marcelo de Gregori
Iniciativa atende pedido de familiares de autistas que reclamam dos transtornos causados pela espera | Foto: Marcelo de Gregori

O deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade) protocolou na Assembleia Legislativa o PL 116/2019, que altera a lei que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa do parlamentar garante a inclusão do símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista nas placas que indicam o atendimento prioritário.

Para o parlamentar, o texto foi formulado em consonância com a legislação que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA): “A inserção deste símbolo se faz necessária pois grande parte do público não tem o conhecimento que PCD’s já possuem atendimento preferencial previsto em lei” aponta Neri.

O deputado também destaca que esta é uma forma eficaz na divulgação da luta das pessoas com deficiências e síndromes. O projeto tramita na Assembleia Legislativa desde o dia 1º de março de 2019.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.