Neri, o Carteiro recebe demandas em roteiro no norte gaúcho

Deputado visitou os municípios de Passo Fundo, Tapejara e Getúlio Vargas | Foto: Diego Lucca
Deputado visitou os municípios de Passo Fundo, Tapejara e Getúlio Vargas | Foto: Diego Lucca

Nos dias 11 e 12 de julho, a agenda de compromissos do deputado Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE) foi na região norte do estado. A convite da AUMA, Associação dos Amigos da Criança Autista, Neri esteve em Passo Fundo. O encontro foi na Câmara Municipal, com a presença do vereador Ronaldo Rosa (SOLIDARIEDADE).

A AUMA existe há 20 anos e realiza um trabalho importante de acolhimento às famílias de crianças autistas com informações, apoio e encaminhamentos multidisciplinares. O presidente Emerson Drebes explicou sobre os projetos e pediu apoio para demandas importantes, como a construção de uma sede própria para abrigar um centro de atendimento especializado.

Ainda com a temática do autismo, na sexta-feira (12) pela manhã o deputado esteve na Escola Municipal Olga Caetano Dias, que funciona em um prédio alugado no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O Secretário de Educação do município, Edemilson Brandão e a diretora da escola, Enoir Santana, apresentaram a estrutura oferecida a 68 estudantes autistas, com idades entre 6 e 42 anos. O deputado parabenizou a equipe de professores e funcionários: “Vimos aqui um exemplo de preocupação com os autistas, uma atenção especializada, um projeto que pode servir de referência para várias partes do nosso estado e que, com certeza, vamos divulgar e ajudar, dentro daquilo que estiver ao nosso alcance”, reforçou.

Antes de deixar Passo Fundo, o parlamentar esteve na prefeitura, conversando com o prefeito Luciano Azevedo, ouvindo demandas municipais e apresentando um pouco do trabalho que vem realizando na Assembleia Legislativa.

De Passo Fundo, o roteiro seguiu para Tapejara, onde o deputado Neri, o Carteiro visitou o Hospital Santo Antônio, acompanhado do vereador Celso Piffer. A instituição filantrópica tem 81 anos e possui cerca de 120 leitos, com 60% do atendimento SUS. O diretor administrativo Ildo Costella falou sobre as melhorias realizadas no hospital nos últimos anos e destacou o aumento do número de atendimentos para pacientes de toda a região.

Para encerrar a visita ao norte gaúcho, Neri, o Carteiro esteve em Getúlio Vargas, cidade com cerca de 17 mil habitantes. Sempre atento às demandas de saúde, o deputado esteve no Hospital São Roque, conversando com o Diretor Operacional, Claudio Santolin. O parlamentar conheceu a estrutura do hospital que é referência em urologia e gastroenterologia na região.

Na visita à cidade, o deputado atendeu também ao convite da psicóloga Márcia Fernandez e da assistente social Tailane Sandri, que trabalham na rede pública de saúde. As profissionais pediram apoio para a  implantação de um CAPS, Centro de Atendimento Psicossocial na cidade. O deputado se comprometeu a encaminhar a demanda à Secretaria Estadual de Saúde.