Solidariedade declara apoio em ato de lançamento da frente Rio Grande Tem Solução

Apoio a Jairo Jorge foi anunciado pelo presidente Janta (Foto: Ana Cristina Silva)
Apoio a Jairo Jorge foi anunciado pelo presidente Janta (Foto: Ana Cristina Silva)

O Solidariedade RS oficializou o apoio, na tarde desta quinta-feira (12), à pré-candidatura de Jairo Jorge a governador do Rio Grande do Sul. Em ato de lançamento da frente Rio Grande Tem Solução, a militância do Solidariedade, Podemos, Pátria Livre e Avante prestigiaram o anúncio da frente em apoio ao pedetista, que tem como pré-candidato a vice, Claudio Bier, do PV.

Primeiro a discursar em nome dos partidos, o presidente do Solidariedade, Clàudio Janta, enfatizou a experiência e os bons resultados construídos por Jairo Jorge à frente da Prefeitura Municipal de Canoas. Apontando a aprovação conferida a Jairo ao longo dos oito anos em que esteve à frente da administração do segundo maior município gaúcho, Janta definiu a pré-candidatura como sendo a mais promissora entre os projetos apresentados.

“Esta é uma aliança constituída por pessoas e partidos que querem que o Rio Grande volte a crescer e que pode trazer de volta o orgulho e a esperança ao povo gaúcho”, declarou Clàudio Janta.

De 2009 a 2016, Jairo Jorge quadruplicou o orçamento municipal de Canoas. Entre os feitos de sua gestão estão o estabelecimento do piso dos professores em R$ 4.214,34 e a redução dos homicídios em 18%. Além disso, capitaneou a construção de 14 escolas e cinco Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), totalizando 835 obras.

Classificando a frente como “forças políticas capazes de unir o Rio Grande para um novo centro político”, Jairo Jorge enfatizou que os gaúchos estão cansados de disputa e de polarização e que a proposta deve orientar para a convergência em busca da inovação, sustentabilidade, empreendedorismo e participação.

“Recebo com muita alegria e orgulho este apoio. Juntos vamos fazer o Rio Grande voltar a crescer, com menos burocracia e menos impostos para gerar mais empregos e desenvolvimento. Vamos recuperar a lucratividade das estatais, em especial do Banrisul, para criar um fundo de recuperação da educação pública para a segunda revolução na educação”, discursou Jairo Jorge.

Ao final do ato, as lideranças assinaram o termo de compromisso político entre os partidos para criação da “Frente Rio Grande tem solução”.