Solidariedade encaminha demandas à Secretaria de Saúde

Lideranças de Caxias e Erechim levaram demandas à Secretaria da Saúde
Lideranças de Caxias e Erechim levaram demandas à Secretaria da Saúde

Lideranças gaúchas do Solidariedade estiveram mobilizadas pelo encaminhamento de demandas da Saúde na manhã desta quinta-feira (12/9), em Porto Alegre. Recebidos na Secretaria Estadual de Saúde, pela secretária Arita Bergmann, comitivas do Solidariedade de Erechim e de Caxias do Sul reivindicaram soluções para os hospitais locais.

Colocando em pauta a situação a situação da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, o vereador Márcio Pavoni e o secretário-geral do Solidariedade na região do Alto Uruguai, Airton Pereira da Silva, cobraram do governo estadual uma atualização nos valores repassados à entidade, uma vez que o orçamento não consegue mais atender as necessidades da instituição. O hospital, que atende a mais de 600 mil pessoas, vindas de 85 municípios da região, enfrenta os efeitos da defasagem da tabela do estado, que não tem atualização nos valores há mais de cinco anos, impactando nos recursos que correspondem a 50% do valor necessário para o funcionamento da instituição.

O deputado estadual Neri, o Carteiro também buscou soluções para a situação enfrentada pelo Hospital Bom Jesus. Acompanhado do prefeito Diogo Grazziotin Dutra e do secretário de saúde de Bom Jesus, Júlio Nagib Tessari, ele solicitou mais prazo para a adequação da instituição às notificações sanitárias apontadas. A situação, que levou à intervenção no hospital, acaba gerando um problema para o atendimento da demanda de saúde na região, que acaba por sobrecarregar outro hospital, em Vacaria.

De acordo com a secretária Arita Bergman, o órgão será colocado à disposição dos municípios para os encaminhamentos necessários e resolução das demandas.