Solidariedade Mulher promove ações do Outubro Rosa

Estatísticas sobre o Câncer de Mama divulgadas pelo Imama
Estatísticas sobre o Câncer de Mama divulgadas pelo Imama

O Rio Grande do Sul ocupa o segundo lugar nas estatísticas nacionais com a maior incidência de câncer, assim como Porto Alegre entre as capitais. Diante de dados alarmantes, a Secretaria da Mulher do Solidariedade RS, através do GT Mulheres Solidariedade, se engaja na luta contra o câncer de Mama e convida todos a integrarem as atividades do Outubro Rosa.

Programação

1) Projeto Mama Nenê

Durante todo mês de outubro o bairro Cidade de Deus recebe o projeto que acontece em parceria com o Hopital Santa Casa, visando a doação de leite materno pra crianças hospitalizadas na UTI. A amamentação diminui em até 30% riscos de câncer de mama e a proteção se estende na medida em que se aumenta o tempo de lactação.

2) Políticas públicas em debate

No dia 25 outubro a comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promove, por iniciativa do deputado Edu Oliveira, reunião extraordinária para o debate de políticas públicas para o Câncer de Mama e apoio ao projeto “Registro Compulsório do câncer de mama no RS”. A reunião acontece a partir das 9h, no andar térreo.

3) Curso gratuito de Reike

No dia 29 de outubro a Câmara Municipal de Porto Alegre recebe o curso gratuito “Reike para Todos”, com a Mestre Janinne Herrleinn. O Reike é atividade integrante da política nacional de práticas integrativas, de acordo com a Portaria 849 do Ministério da Saúde.vO projeto, que conta com o apoio do vereador Clàudio Janta, tem como objetivo capacitar as pessoas na prática e aplicação da terapia Reike, assim como estimular inclusão social à comunidade.

4) Caminhada das Vitoriosas – Parcão

A tradicional caminhada anual promovida pelo Imama será realizada no dia 29 outubro, a partir das 9h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão).

5) Caminhada das Vitoriosas – Jardim Leopoldina

No dia 12 de novembro acontece nova edição da Caminhada das Vitoriosas no Bairro Jardim Leopoldina. Atividade prevista para as 14h.

6) Círculo Feminino – Praça México

No dia 12 novembro, às 15h, terá início o projeto Círculo Feminino, que contará com palestras, cursos e terapias alternativas voltados às mulheres, seu bem estar e saúde. As atividades acontecem na Praça México.

7) Palestra e seminário sobre nutrição

Em data a definir, acontecerá uma palestra dedicada a discutir os cuidados com a alimentação como forma primordial de prevenção do câncer. Também haverá um seminário sobre alimentação para abordar o gerenciamento do stress, vitamina D, agrotóxicos entre outros temas para prevenir o câncer.