Tatiane Frizzo apoia implantação de RPG em atividades culturais

Parlamentar esteve presente com representante na Secretaria da Cultura | Foto: Douglas Barreto
Parlamentar esteve presente com representante na Secretaria da Cultura | Foto: Douglas Barreto

A vereadora Tatiane Frizzo (Solidariedade) esteve em reunião, na tarde da última sexta-feira (08/11), com o secretário municipal da cultura, Joelmir da Silva Neto. A parlamentar acompanhou Roberson Cassol, um dos organizadores do RPG na Feira, evento que ganhou público de, aproximadamente, 800 pessoas, durante dois finais de semana da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A atividade contou com oficinas lúdicas, nas dependências da Casa da Cultura.

No encontro, Cassol destacou a representatividade do RPG no desenvolvimento social e o impacto da iniciativa durante a Feira do Livro. “A intenção do evento foi demonstrar a importância do RPG, a sua interdisciplinaridade, como o incentivo à literatura, desenvolvimento estratégico, psicológico, criativo, entre outros benefícios. A prática de RPG pode ser absorvida por todos os tipos de público. O RPG é uma atividade colaborativa, que pode ser incluída na educação e na organização empresarial, há muitos benefícios”, salientou o organizador.

Já o titular da pasta demonstrou interesse em incluir atividades ligadas ao RPG no calendário da cultura de 2020. Joelmir solicitou ao organizador uma proposta de projeto, com composição de espaço e infraestrutura, para dar prosseguimento a parceria.

Está prevista uma nova reunião, entre técnicos da Secretaria da Cultura e organizadores, ainda no mês de novembro.

O QUE É RPG?

RPG é uma prática, que ficou popular durante os anos 1980 com o famoso Dungeons & Dragons. Trata-se de um jogo baseado em livros, que desenvolve habilidades como trabalho em equipe, liderança, pensamento lógico, geográfico e histórico, e criatividade.