Tatiane Frizzo visita instituições de assistência social

Parlamentar verificou demandas da APAE e do Centro Dia | Foto: Douglas Barreto
Parlamentar verificou demandas da APAE e do Centro Dia | Foto: Douglas Barreto

A vereadora Tatiane Frizzo (Solidariedade) realizou duas visitas às instituições de assistência social de Caxias do Sul, nesta semana. Nessa sexta-feira (04/10), a parlamentar esteve nas dependências do Centro Dia, localizado no bairro Cinquentenário II, próximo ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Sul. Tatiane Frizzo foi recebida pela diretoria da instituição. Na oportunidade, a vereadora verificou a infraestrutura do Centro e compreendeu todo o trabalho desenvolvido.

O Centro Dia realiza trabalho de assistência social e educacional para deficientes intelectuais e com transtornos do espectro autista. Atualmente, a instituição atende 68 pessoas. Conforme a diretoria, a maior dificuldade dos pacientes é a locomoção, pois, muitos não possuem mobilidade necessária para a utilização do transporte público.

A outra visita foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias do Sul (APAE), na quinta-feira (03). A parlamentar conferiu o trabalho de fisioterapia da entidade. São atendidas, aproximadamente, 125 crianças e adolescentes por profissionais especializados no tratamento de deficiências e na área da Educação.

“A fisioterapia é essencial para o bem-estar e impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes, na sua autonomia e independência. Ver todas essas crianças com evolução na mobilidade, marcha, equilíbrio só reforça a importância que a APAE possui para a comunidade de Caxias. Todas as dificuldades financeiras da entidade são superadas com o empenho e dedicação que os profissionais oferecem para as famílias. Nesse sentido, foi proposto uma Tribuna Livre na Câmara de Vereadores, a fim de ressaltar a importância do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5), que preza pela saúde da população”, destaca a parlamentar.

A Tribuna Livre, em homenagem aos 50 anos do Crefito5, será na próxima quarta-feira (09/10), às 8h30, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.