Vereadora Tatiane Frizzo discute reformas do Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul

4ª CRE estuda novo projeto para a revitalização da instituição de ensino | Foto: Douglas Barreto
4ª CRE estuda novo projeto para a revitalização da instituição de ensino | Foto: Douglas Barreto

A vereadora Tatiane Frizzo (Solidariedade) teve reunião, na manhã desta quarta-feira (25), com a responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), Viviani Vanessa Devalle, em Caxias do Sul. Junto à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT), a parlamentar ressaltou a preocupação com o Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza.

Com obras previstas desde 2009, a parlamentar enfatizou a morosidade do processo. Aguardando o início das reformas, a instituição educacional apresenta problemas estruturais e elétricos.

Em fevereiro deste ano, foi confirmado que seria inviável a reforma do complexo do Cristóvão ao custo de R$ 30 milhões, previsto no antigo projeto. Na oportunidade, o governador Eduardo Leite anunciou a intenção de realizar um trabalho emergencial, ainda em 2019. Porém, a iniciativa seria realizada aos poucos, por falta de verbas.

“O Estado alega a necessidade de fazer um novo projeto de melhorias, isso significa que vai acarretar em mais lentidão na reforma. Sem contar na duração do processo de licitação. Precisamos reivindicar as melhorias necessárias para o Cristóvão de Mendoza, para que ele seja considerado, novamente, uma instituição educacional referência para Caxias do Sul”, ressalta a parlamentar.

Conforme a coordenadora da 4ª CRE, existe a possibilidade de um novo projeto para a revitalização do prédio, que está sendo analisada pela Secretaria Estadual da Educação. Viviani destacou também que irá verificar junto à 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP) o planejamento para a execução dos serviços. Após o repasse das informações, a coordenadora afirmou que dará retorno à vereadora e à Comissão de Educação da Câmara.