Vereadores protocolam Projeto de Lei que estabelece locais para bicicletas em estacionamentos privativos

Proposta regulamenta disponibilidade de espaços apropriados para guardar meio de transporte de ciclistas | Foto: Douglas Barreto
Proposta regulamenta disponibilidade de espaços apropriados para guardar meio de transporte de ciclistas | Foto: Douglas Barreto

As condições de mobilidade urbana e transporte têm apresentado constantes desafios para as políticas públicas, devido às crescentes taxas de urbanização e à predominância de um padrão de trânsito centrado no transporte motorizado individual.

Com o objetivo de atender uma das demandas dos ciclistas caxienses, a Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva protocolou, nesta terça-feira (05/11), um Projeto de Lei Complementar que prevê a disponibilidade de vagas específicas para bicicletas em estacionamentos privativos.

Conforme a exposição de motivos do grupo parlamentar, a ação fará com que as pessoas tenham condições de se locomover até a área central de bicicleta e que possam deixá-la em local seguro para realizar as atividades que pretendem.

“Disponibilizando local apropriado para o estacionamento da bicicleta, mais pessoas farão uso dela para deslocamentos quando necessário. Essa atitude trará muitos benefícios para a cidade, sejam eles por questões ambientais, de trânsito ou saúde.”, destaca a vereadora Tatiane Frizzo (Solidariedade), presidente da Comissão.

Além da proposição, a Comissão protocolou uma indicação ao Poder Executivo, para que os edifícios públicos municipais ou locais em que funcione qualquer órgão público municipal, escolas, parques e praças, tenham locais para estacionamento de bicicletas, tais como, bicicletários e paraciclos, como parte da infraestrutura de apoio a esse meio de transporte.

Além da vereadora-presidente Tatiane Frizzo, integram a Comissão os vereadores Alberto Meneguzzi (PSB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Velocino Uez (PDT).